Tamanho correto para publicar artes nas redes sociais

Saber o tamanho das imagens e vídeos que são mais adequadas para publicações nas redes sociais é fundamental. Como cada rede social tem especificações diferentes e estas especificações sofrem modificações periodicamente, preparamos para você esta matéria especial e atualizada para o tamanho das imagens de publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn , YouTube, Twitter e  WhatsApp.

Algumas dicas importantes, além do tamanho das artes:

O Facebook tem algumas exigências para as suas publicações. Além das medidas, que especificamos na tabela abaixo, é preciso também ter cuidados especiais com o conteúdo. Se a imagem estiver sendo produzida para impulsionamento, há regras especiais. Se mais de 20% da sua arte for coberta por texto, ela não será aceita para o impulsionamento. O Facebook tem diversas diretrizes para conteúdos a serem publicados ou impulsionados. Vale a pena consultar estas diretrizes na página de ajuda do Facebook. Recomendamos que se a arte tiver texto, além de não ultrapassar 20% do espaço da arte, também não use mais de 120 caracteres sobre uma imagem, ou ela não poderá ser impulsionada.

Outra rede que precisa de atenção quanto as medidas das imagens é o Instagram. Embora o Instagram pertença a mesma empresa que controla o Facebook, ele tem parâmetros ou regras diferentes para as suas publicações. Mas há um truque que muitos produtores de conteúdo estão utilizando, já que é muito mais prático fazer apenas uma arte que possa ser publicada ao mesmo tempo no Facebook e Instagram. Neste caso tem-se optado pelas artes quadradas em tamanho 1080 x 1080 px, que serve para o feed das duas redes.

Mas além do tamanho das artes é preciso observar o formato de arquivo e a resolução (definição) das imagens. Então use sempre os formatos jpg ou png e com a melhor resolução possível, deixando por conta da sua rede social fazer a compressão da imagem.

No caso do Instagram é preciso uma atenção especial para os stories que aceitam arquivos em tamanho máximo de 4GB. Mas tem maior flexibilidade quanto aos formatos que podem ser jpg. e png para fotos e para vídeos .mp4. ou .mov.

No entanto se você estiver usando o próprio aplicativo da sua rede social para produzir um vídeo ou uma imagem, você não terá estas preocupações, pois eles já apresentam o tamanho correto.

Sabemos que produções mais profissionais ou ainda a postagem de imagens (fotos e gráficos), muitas vezes são feitas a partir de filmes e imagens de outras fontes. Por isso cortar corretamente é importante. Se você utiliza um celular com frequência para postagens em redes sociais, uma boa ideia é você fazer a configuração da câmera para obter o melhor equilíbrio entre a resolução e o tamanho da imagem gerada.

Outro recurso muito útil, normalmente nativo para as câmeras de celulares, é a opção de edição de imagem. Quando esta ferramenta é apresentada muitas vezes ela tem a opção de corte não por pixel, mas sim por proporções como 16:9 – formato widescreen (panorâmico), ou 9:16 que é o formato vertical.

No caso do YouTube, como os vídeo são assistidos desde celulares até smart TVs, procure centralizar os textos e envie arquivos com no máximo 6MB. Outra preocupação deve ser com o tempo do vídeo para todas as redes sociais. No caso do YouTube não há limite de tempo, se a conta já foi verificada. Se a sua conta é nova e não verificada você não poderá postar vídeos longos.

Se você tem necessidade de produção profissional de anúncios para suas redes sociais, pode terceirizar esta produção para profissionais do Grupo MID, basta clicar aqui para saber como fazer isso.

A tabela abaixo vai orientar você a criar artes nos tamanhos corretos para as diversas páginas em redes sociais. Assim elas terão a melhor definição e o melhor encaixe nas suas publicações.

IMAGENS PARA O PERFIL FACEBOOK
Imagem de capa:851×315 px
Vídeo de capa:820×425 px
Imagem de perfil:180×180 px
IMAGENS PARA A PÁGINA FACEBOOK
Imagem de capa:820×312 px
Vídeo de capa:820×312 px
Imagem de perfil:180×180 px
IMAGENS PARA GRUPOS FACEBOOK
Facebook Grupos:820×428 px
IMAGENS PARA EVENTOS FACEBOOK
Facebook Eventos:500×262 px
IMAGENS PARA O INSTAGRAM
Avatar:180×180 px
Imagem quadrada:1080×1080 px
Imagem vertical:1080×1350 px
Imagem horizontal:1080x 566 px
Stories – melhor tamanho1080×1920 px
Stories – tamanho mínimo600×1067 px
IMAGENS PARA O LIKEDIN
Avatar:130×130 px
Foto de capa:1584×396 px
Post com imagem:520×320 px
Post com link:520×272 px
IMAGENS PARA O TWITTER
Imagem de capa:1500×500 px
Post com imagem:400×400 px
Post com imagem:900×450 px ou 1080 x 1080 px
Post com link:520×254 px
IMAGENS PARA O YOUTUBE
Capa do canal:2560×1440 px
Ícone do canal:500×500 px
IMAGENS PARA O WHATSAPP
Avatar:140×140 px
Imagens tipo banner vertical:1080×1920 px

Se você achou que são tamanhos muito diferentes entre as redes, deve imaginar agora como os designs ficam loucos quanto a postagem de um cliente deve ser compartilhada em diversas redes. E não é só uma questão de tamanho das imagens a serem produzidas, temos outras duas variantes muito importantes: a definição das telas de celulares e as regras de postagens de cada rede.

Como temos celulares com definições de imagem bem diferentes, nos preocupamos com a quantidade e o tamanho das informações contidas em cada imagem e como ela poderá ser cortada se for visualizada na horizontal ou na vertical. E é claro que no caso de vídeos também temos que nos preocupar com fundos musicais, direitos autorais e outras diretrizes que podem simplesmente impedir que o vídeo permaneça no seu canal.

Se você deseja que profissionais criem um design exclusivo e comunicativo para suas campanhas e administrem estas campanhas em suas redes sociais, entre em contato com o GRUPO MID. Assim você fica focado na sua empresa e nas suas atividades profissionais. Nós coordenamos o seu marketing digital. É só chamar no whats: 41 999-555-006.

Obs: Os parâmetros das mídias sociais são atualizados constantemente. Faça testes. Compare resultados. Tenha em mente que você deve buscar a melhor relação entre formato, tamanho do arquivo e definição.
fb-share-icon
Tags: No tags

Comments are closed.